Tipologia dos descontos

Technorati Tags:

Você tem que dar um desconto,
… porque sou estudante.
… porque sou teu vizinho.
… porque sou teu compadre.
… porque sou compadre do teu vizinho.
… porque sou vizinho do teu compadre.
… porque este é o primeiro serviço que a gente faz com você.
… porque este não é o primeiro serviço que a gente faz com você.
… porque a gente já é freguês.
… para a gente ficar freguês.
… porque a gente é amigo.
… para a gente ficar amigo.
… porque, da outra vez você não deu … e tem que dar agora.
… porque, da outra vez você deu … e por que não vai dar agora?
… porque na próxima vez você recupera.
… porque é um serviço grande, vai te garantir meses de trabalho.
… porque é um encaixe: você faz agora para a gente e pá-pum faturou um dinheirinho que nem estava esperando.
… porque nossa empresa é pequena.
… porque nossa empresa é grande.
… porque nossa empresa é conhecida e vai ficar bem no seu CV.
… porque é um assunto que você conhece bem e você tira essa de letra.
… porque é um assunto novo para você e vai te abrir uma área totalmente nova, onde você pode ganhar muito dinheiro.
… porque é um serviço parecido com outro serviço que você já fez.
… porque vamos mandar para você umas traduções antigas que vão servir de base.
… porque é um texto institucional, sem terminologia técnica, puro blá-blá-blá.
… porque é um texto puramente técnico e não precisa se preocupar com estilo nem com blá-blá-blá.
… porque é só uma minuta para informação e não precisa revisar.
… porque já está no PowerPoint e é só escrever por cima.
… porque já está no pdf e é só escrever por cima.
… porque já está no Excel e é só escrever por cima.
… porque já está no raio que os parta for Windows e é só escrever por cima.
… porque já está traduzido e é só para dar uma olhadinha ver se tem alguma coisinha que precise ser alteradazinha.
… porque já mandamos fazer uma tradução desse texto, ficou horrível, mas tivemos de pagar o tradutor e agora acabou o budget.
… porque temos de repassar o custo para o cliente e ele já tem o tradutor dele que cobra pouquíssimo, mas é uma besta.
… porque já demos um orçamento para o cliente a pessoa que deu achou que ia ser bem menos e não temos como chegar lá agora e dizer “desculpe, nós dissemos que era vinte, mas são cem”.
… porque este serviço é custo de nosso escritório e não vamos poder repassar ao cliente.
… porque é para mim, não para uma empresa.
… porque é um livro.
… porque eu não escrevi esse texto para ganhar dinheiro.
… porque a gente estava prevendo uma faixa de preço bem mais em conta.
… porque nós queremos que você faça o serviço, mas a norma da casa é pedir três orçamentos e fazer pelo mais barato.
… porque o nosso setor de compras achou um tradutor mais barato e quer porque quer que a gente trabalhe com ele, mas nós queremos que você faça o serviço.
… porque temos uma verba limitada para esse projeto.
… porque já temos dois orçamentos, um de dez e um de oito e nem podemos pensar em pagar doze.
… porque já estamos com os custos estourados para esse projeto.
… porque esse é um projeto de baixa prioridade e não podemos gastar muito com ele.
… porque estamos construindo a nova sede social e tentando conter as despesas.
… porque é para a minha tese.
… porque meu chefe acha que tradução é coisa simples e jamais vai concordar em pagar tudo isso.
… porque eu preciso dizer para meu chefe que consegui um ….
… porque se eu der esse preço para meu chefe ele me mata.
… porque tem um colega seu que faz por menos.
… porque tem um colega meu que faz por menos.
… porque estamos em busca de um tradutor que faça esse serviço por R$ X.
… porque somos uma agência eslobóvia e os preços na Eslobóvia são baixos.
… porque o serviço é um repasse de uma agência argentina que pegou de uma agência mexicana um repasse de uma agência americana e você sabe como são essas coisas.
… porque é um projeto enorme, para trinta línguas e tivemos de dar ao cliente um desconto por volume.
… porque você ganha no volume.
… porque foi uma concorrência terrível, com umas agências que aviltam o mercado e não tivemos outro jeito senão acompanhar.
… porque é para um cliente novo e tivemos de cobrar pouco para furar quem está lá.
… porque é um cliente antigo e tivemos de baixar o preço porque tem um safado querendo furar a gente.
… porque é para um cliente antigo nosso, que nos dá muito serviço e, por isso, fazemos um precinho camarada para ele.
… porque é para um amigo da casa aqui e a gente sempre faz uma gentileza para ele.
… porque estamos numa crise.
… porque ainda estamos sofrendo os efeitos da última crise.
… porque há uma crise no horizonte.
… porque, por esse preço, você não pega o serviço.
… porque, com esse preço, você me mata do coração.
… porque é para uma boa causa.
… porque vê lá o que você pode fazer por mim.
… porque, pô, meu!
Quer saber de uma coisa? Vai pedir desconto pro diabo que te carregue.





































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para tradutores novatos

Melhor gramática portuguesa para quem traduz

Aventura: o dia em que revisei uma tradução para o inglês feita por uma tradutora inglesa