Treze truques úteis de MSWord

Não conheço ninguém que conheça todos os recursos do MSWord. Aqui vão treze dos meus truques prediletos. Espero que você aproveite. Comece a ler pela última linha, aquela que começa por (*). Depois vá para o ponto 1 e divirta-se.
  1. Aperte F8 uma vez, para selecionar uma palavra; duas vezes, para selecionar um período; três vezes, para selecionar um parágrafo; quatro vezes, para selecionar o texto todo.
  2. Shift F3 troca maiúsculas por minúsculas e vice-versa. Se você não selecionar nada, a troca vai afetar só a palavra onde estiver o cursor; se houver texto selecionado, vai afetar toda a seleção. Tem três posições: tudo minúscula, primeira letra em maiúscula, tudo em maiúscula. Mais fácil você testar em algum arquivo do que eu tentar explicar como funciona.
  3. Shift F5 volta ao último ponto de edição. Se você der o comando ao abrir um arquivo, o cursor vai para aonde você tinha parado quando fechou. Ótimo para retomar a revisão onde tinha parado. Para entender como funciona, pegue um arquivo qualquer e, em algum lugar, faça uma alteração. Salve e feche. Quando você abrir o arquivo de novo, vai abrir no início. Aperte F5 e ele vai para aonde você fez a última alteração.
  4. Para impedir que o cifrão fique numa linha e o primeiro dígito em outro, separe um do outro com Ctrl Shift <Espaço>(*). Fica um espaço visível, mas inseparável. Para entender melhor o processo escreva algo como R$ 5.000,00, usando esse procedimento e comece a escrever qualquer coisa antes, só para encher a linha. Veja como o valor passa inteiro para a linha seguinte, em vez de se quebrar no cifrão.
  5. Quem digitou o texto tinha a mania de dar um espaço desnecessário antes do começo dos parágrafos? Mande o MSWord trocar ^p<espaço>(*) por ^p.
  6. Para obter versalete, selecione o texto e aperte Ctrl Shift K. Ctrl Shift K de novo desfaz o versalete. Pode ser muito útil. Se não sabe o que é versalente, faça um teste. 
  7. Ctrl Shift 8 exibe e oculta sinais não imprimíveis. Em Arquivo > Opções > Exibir dá para configurar exatamente o que vai aparecer ou não.
  8. Em Arquivo > Opções > Revisão de texto > Opções AutoCorreção dá para configurar uma porção de coisas úteis, de acordo com seu gosto pessoal. Vá lá ver. Duas opções que eu deixo ativas são Corrigir Duas Iniciais Maiúsculas e Corrigir Uso Acidental de CapsLock. Fazem uma diferença, para mim.
  9. Ctrl ] aumenta a fonte, Ctrl [ diminui a fonte do texto selecionado.
  10. Quando falta espaço, use a fonte Arial Narrow, que tem no seu Windows. Ruim para grandes textos, mas, dentro das células de uma tabela, faz milagres.
  11. Selecione uma palavra e aperte Shift F7: aparece, do lado direito da tela, uma lista de sinônimos.
  12. Alt Ctrl S divide sua tela em duas janelas, que você pode dimensionar à vontade com o mouse. Shift F6 faz o cursor saltar de uma tela para outra. Se você tiver o painel de navegação aberta, vai transitar por ele, antes de chegar à outra janela. Se o painel de navegação estiver fechado, pula diretamente de uma janela para outra. Nada impede que você abra arquivos diferentes nas duas janelas e até que edite os dois. Mexe de cá e mexe de lá.
  13. Se os links da sua página não parecem links mas umas coisas horrorosas, aperte Alt F9 que tudo volta ao normal.

(*) <Espaço> significa simplesmente apertar a barra de espaços.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para tradutores novatos

Melhor gramática portuguesa para quem traduz

Aventura: o dia em que revisei uma tradução para o inglês feita por uma tradutora inglesa